Sobre o IMC

O IMC é um indicador usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para verificar o estado nutricional de acordo com o peso e altura do indivíduo. Portanto considera a massa corporal como um todo não fornecendo informações sobre a distribuição e a proporção da gordura corporal, desta forma pode mascarar um diagnóstico nutricional real. Por isso, recomenda-se avaliação de outros parâmetros antropométricos complementares.

Faixa etária para classificação: 19 à 65 anos

 

Entenda seu nível:

Abaixo de 18,5

Abaixo do peso

Representa peso abaixo da faixa de normalidade. É bom estar atento a sinais de desnutrição.

18,6 – 24,9

Peso normal

Parabéns! Seu peso está dentro da faixa de normalidade. Mantenha bons hábitos alimentares e pratique uma atividade física para garantir um peso saudável.

de 25,0 a 29,9

Sobrepeso/pré-obesidade

Sinal de alerta! Seu peso está acima do considerado normal e algumas complicações podem ter início neste momento, como o desenvolvimento ou agravamento de hipertensão, diabetes e dislipidemias. Reveja e melhore seus hábitos alimentares, pratique atividade física e procure um nutricionista!

de 30,0 a 34,9

Obesidade Grau I

Sinal de vermelho! Seu peso está elevado! Procure ajuda profissional e inicie as mudanças hoje.

de 35,0 a 39.9

Obesidade Grau II

Nessas faixas de IMC o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas é alto. Não perca tempo! Busque ajuda profissional já!

Acima de 40,00

Obesidade Grau III

Nessas faixas de IMC o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas é alto. Não perca tempo! Busque ajuda profissional já!

 * Informações elaboradas e supervisionadas pela nutricionista da Rede Hortisul Izabela Damaceno.